terça-feira, 24 de junho de 2008

Pecados Capitais

Pequenas, muito pequenas são, às vezes, as causas de grandes danos. Um descuido qualquer pode ter em conseqüência, grandes desastres. Na vida espiritual não é diferente. Quem se acostuma a cometer faltas leves, sem delas se arrepender, e nada faz para delas se livrar, está em grande perigo de cometer faltas graves. As faltas leves são definidas como pecados veniais.
O pecado mortal é de todos o maior e deve ser evitado a todo custo, porque é ele que nos exclui da felicidade eterna. Pecados veniais não tem este efeito, mas predispõem a alma a consentir infidelidades maiores e preparam o caminho para o pecado mortal. O Pecado mortal define-se como a transgressão dos Mandamentos da Lei de Deus.
Já os pecados capitais são sete, e assim são chamados porque eles dão origem a inúmeros outros pecados e são a raiz onde brotam vários outros vícios. Memorizemos e cuidemos para não os praticar e, em caso de queda, não nos esqueçamos de purificar nossa alma através do Sacramento da Confissão. São eles:
1. Soberba - Basto-me, não dependo de ninguém!
2. Avareza. - Quanto mais tenho, mais quero
3. Luxúria. - Sensualidade, incontinência sexual.
4. Ira. - Descontrole cerebral, por perda do auto-domínio
5. Gula. - Amor excessivo às iguarias.
6. Inveja. - Ele tem. Porque não tenho?
7. Preguiça. Não a patológica (por doença); mas a que leva ao desconhecimento de Deus e à prática de boas obras.

Nenhum comentário: