segunda-feira, 30 de junho de 2008

Obras Missionárias

As Obras Missionárias Pontifícias são quatro:
Propagação da Fé (1822)
Infância Missionária(1843)
São Pedro Apóstolo (1889)
União Missionária (1916)
Estas quatro Obras nasceram de iniciativas carismáticas e foram lançadas por leigos ou sacerdotes, com a finalidade de apoiar a atividade dos missionários, animando e comprometendo diretamente sacerdotes, consagrando-se com fidelidade à oração, à oferta dos seus sacrifícios, à promoção vocacional, à caridade e a atividades concretas em geral. Ao mesmo tempo que é oportuno salientar que as Obras Missionárias têm uma origem carismática, é necessário sublinhar também o fato de que a Igreja garantiu a sua autenticidade, reconhecendo-as e tornando-as próprias, por intervenção direta do ministério de São Pedro.
São Pontifícias porque se desenvolveram com o apoio da Santa Sé que, ao fazê-las próprias, lhe concedeu um caráter universal. Por serem Pontifícias estão diretamente ligadas ao Vaticano - ao Papa - particularmente à Congregação pela Evangelização dos Povos (antigamente Propaganda Fide), coordenadas por meio de um Presidente e os Secretários Internacionais de cada uma delas. As Obras Pontifícias observam as finalidades de animação, formação e cooperação missionária.
Embora sejam Obras do Papa são, também, de todo o episcopado e de todo o Povo de Deus, por estarem estreitamente ligadas às Igrejas particulares. Por isso os bispos, presbíteros e agentes de pastoral, todos, são convidados a estabelecer "uma relação positiva com as Obras Pontifícias", é o que afirmam os bispos da América Latina em Santo Domingo (SD 128).

Nenhum comentário: