domingo, 15 de junho de 2008

A EUCARISTIA, MISTÉRIO DE FÉ E AMOR

A EUCARISTIA, MISTÉRIO DE FÉ E AM
INTRODUÇÃO:Com o sacramento da Eucaristia culmina a iniciação cristã; em realidade culmina a inteira vida sobrenatural -particular e comunitária ou da Igreja como tal-, porque é o "sacramento dos sacramentos", o mais importante de todos, já que contém a graça de Deus -como os demais sacramentos- e o autor da graça, Jesus Cristo Nosso Senhor. Não é pelos sentidos que o sabemos, mas pela fé, que se apóia no testemunho de Deus: "Isto é o meu Corpo, que será entregue por vós; fazei isto em memória de mim" (Lucas 22,19). São palavras de Jesus a seus Apóstolos na última Ceia, ao deixar-lhes a Eucaristia como presente de seu poder e de seu amor infinitos. Nós cremos firmemente, assim como os Apóstolos que estavam presentes naquele momento, na Ceia.O Concílio Vaticano II exorta à piedade e ao recolhimento cada vez mais profundo com a Eucaristia, quando ensina que é "fonte e cume de toda a vida cristã" e que, "participando do sacrifício eucarístico, os fiéis oferecem a Deus a Vítima divina e se oferecem a si mesmos juntamente com ela" (Lumen Gentium, 11).IDÉIAS PRINCIPAIS:1. A Eucaristia, fonte e cume da vida da IgrejaA Eucaristia é o coração da Igreja; para destacar esta idéia, o Concílio Vaticano II serve-sedesta frase -que não é enfática, mas justa- dizendo que aí esta a "fonte e o cume da vida cristã". Como diz também que "a Sagrada Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, quer dizer, o mesmo Cristo". Esta é a razão de que "os demais sacramentos, como também todos os ministérios eclesiais e as obras de apostolado estão unidos à Eucaristia e a ela se ordenam" (Presbyterorum ordinis, 5).2. Os diversos nomes deste sacramentoA riqueza inesgotável da Eucaristia se expressa mediante os distintos nomes que recebe.Cada um evoca algum aspecto de seu conteúdo ou a circunstância do momento da instituição. É chamada:· Eucaristia, que significa ação de graças a Deus;· Banquete do Senhor, porque Cristo a instituiu na quinta-feira feira santa, na última Ceia;· Santo Sacrifício, porque atualiza o único sacrifício de Cristo na cruz;· Comunhão, porque nos unimos ao mesmo Cristo recebendo seu Corpo e seu Sangue;· Santa Missa, porque quando os fiéis, ao terminar a liturgia eucarística, são enviados ("missio") para que cumpram a vontade de Deus em sua vida ordinária.3. A instituição da EucaristiaJesus Cristo instituiu a Eucaristia na quinta-feira santa, na ultima Ceia. Tinha já anunciadoaos discípulos em Cafarnaum (cf. João, 6) que lhes daria seu corpo e sangue como alimento, como também vinha preparando a fé dos seus com argumentos incontestáveis: o milagre de Caná -convertendo a água em vinho- e a multiplicação dos pães, que manifestavam o poder de Jesus Cristo. Assim, ao escutar na última Ceia: Isto é o meu corpo (Lucas 22,19), tinham o firme convencimento de que era como Jesus dizia; assim como a água tinha sido convertida em vinho por meio de sua palavra onipotente e os pãezinhos se multiplicaram até saciar a fome de uma grande multidão.4. A celebração litúrgica da EucaristiaOs Apóstolos receberam um encargo do Senhor: "Fazei isto em memória de mim" (Lucas22,19), e a Igreja não cessou mais de realizar estas palavras na celebração litúrgica, que não é uma mera recordação, mas atualização real do memorial de Cristo: de sua vida, de sua morte, de sua ressurreição e de sua intercessão mediadora junto ao Pai, que se realiza na Eucaristia. Desde meados do século II, e segundo o relato do mártir São Justino, temos atestadas as grandes linhas da celebração eucarística, que permaneceram invariáveis até os nossos dias.5. A Eucaristia, renovação não cruenta do sacrifício da cruzJesus Cristo ofereceu a Deus Pai o sacrifício de sua própria vida morrendo na cruz. Foi umautêntico sacrifício com o qual nos redimiu de nossos pecados, superando todas as ofensas que a humanidade tenha feito ou poderia fazer, porque seu sacrifício na cruz é de valor infinito.Mas, ainda que o valor do sacrifício de Cristo tenha sido infinito e único, o Senhor quis que se perpetuasse -se fizesse presente- para aplicar os méritos da redenção; por isso, antes de morrer, consagrou o pão e o vinho e ordenou aos Apóstolos: "Fazei isto em memória de mim". Desta maneira, os fez sacerdotes do Novo Testamento para que, com seu poder e em sua pessoa, oferecessem continuamente a Deus o sacrifício visível da Igreja.Jesus Cristo instituiu a Missa não para perpetuar a Ceia, mas sim o sacrifício da cruz. Assim, a Missa renova de forma não cruenta (sem outro derramamento do sangue de Cristo) o mesmo sacrifício do Calvário; e a Eucaristia é igualmente, sacrifício da Igreja, pois, sendo a Igreja o Corpo de Cristo, participa da oferenda de sua Cabeça, que é Cristo.6. O sacrifício da Missa e o da cruz são essencialmente um e o mesmo sacrifícioEntre a Missa e o sacrifício da cruz há uma identidade essencial, e algumas diferençasacidentais:· O Sacerdote é o mesmo Cristo, que no Calvário se ofereceu sozinho, enquanto que na Missa, o faz por meio do sacerdote.· A Vítima é a mesma: Cristo, que no sacrifício da cruz se imolou de maneira cruenta, enquanto que na Missa o faz de modo não cruento. A presença de Cristo sob as espécies consagradas do pão e do vinho, que contém em separado seu Corpo e seu Sangue como espécies distintas, manifestam misticamente a separação do Corpo e do Sangue ocorrida na cruz.· Na cruz, Cristo nos resgatou do pecado e ganhou, para nós, os méritos da salvação; na Missa, são-nos aplicados os méritos que Jesus ganhou então.7. Os fins da Santa MissaOs fins da Santa Missa são quatro:· Adorar a Deus,· Dar-Lhe graças,· Pedir-lhe benefícios,· Satisfazer por nossos pecados.Podemos unir todo o nosso dia à Santa Missa, e viver ao longo dele com estes mesmossentimentos que Jesus teve na cruz.8. PROPÓSITOS DE VIDA CRISTÃ:· É preciso amar a Missa, de tal maneira que se procure dela participar sempre que possível, com uma participação consciente, ativa e frutuosa.· Unir os pequenos sacrifícios de cada dia com o sacrifício de Cristo, que se renova na Eucaristia.Autor: Jayme Pujoll e Jesus Sanches BielaFonte: Livro "Curso de Catequesis" da Editora Palabra, EspañaTradução: Pe. Antonio Carlos Rossi Keller


EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE
NOTA DOUTRINAL SOBRE EVANGELIZAÇÃO
DOUTRINA SOCIAL
REGRAS LITÚGICAS
DIRETÓRIO DE CATEQUESE
O PADRE DIOCESANO
SACRAMENTUM CARITATIS
A MORTIFICAÇÃO CRISTÃ
VOCAÇÃO E MISSÃO DOS LEIGOS
O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO
ORIGEM E FORMAÇÃO DA BÍBLIA
OS PAPAS
A QUESTÃO DAS IMAGENS
PARA VOCÊ RESPONDER DE "COUER"
MEDITAÇÃO DA VIA CRUCIS
UM EXAME DE CONSCIÊNCIA PARA ADULTOS
INDULGENTIARUM DOCTRINA
A PRESENÇA DE CRISTO NA EUCARISTIA: VERDADEIRA, REAL E SUBSTANCIAL
AS 50 PROPOSIÇÕES DO SÍNODO
GLOSSÁRIO CATÓLICO
RESUMO DA DOUTRINA CATÓLICA
DIDAQUÉ
A BÍBLIA
O FIM DO HOMEM NESTA TERRA
A REVELAÇÃO
A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS
CREIO EM DEUS, PAI TODO PODEROSO
MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE
DEUS CRIOU O MUNDO POR AMOR
DEUS CRIOU OS ANJOS
DEUS CRIOU O HOMEM LIVRE E RESPONSÁVEL.
NOSSOS PRIMEIROS PAIS DESOBEDECERAM A DEUS E PECARAM.
“O QUE OS CRISTÃOS CELEBRAM, QUANDO ESTÃO REUNIDOS”
“OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA”
"O BATISMO FAZ FILHOS DE DEUS E MEMBROS DA IGREJA"
"NA CONFIRMAÇÃO, SE RECEBE O ESPÍRITO SANTO"
"A EUCARISTIA, MISTÉRIO DE FÉ E AMOR"
JESUS ESTÁ REALMENTE PRESENTE NA EUCARISTIA
NA SAGRADA COMUNHÃO SE RECEBE COMO ALIMENTO A JESUS CRISTO
A SANTA MISSA: CELEBRAÇÃO LITÙRGICA DA EUCARISTIA
NA CONFISSÃO, POR MEIO DO SACERDOTE, JESUS NOS PERDOA
"A UNÇÃO DOS ENFERMOS"
"O SACRAMENTO DA ORDEM"
O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO”
“A VOCAÇÃO DO CRISTÃO”
INDULGÊNCIAS
“A MORALIDADE DO ATO HUMANO”
CREIO NA RESSURREIÇÃO DA CARNE
CREIO NA REMISSÃO DOS PECADOS
CREIO NA COMUNHÃO DOS SANTOS
CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA
CREIO NO ESPÍRITO SANTO
SUBIU AOS CÉUS
RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA
FOI CRUCIFICADO. MORTO E SEPULTADO
NASCEU DA VIRGEM MARIA
CREIO EM JESUS CRISTO
O CREDO
DEVOÇÃO A MARIA
DIREITO CANÔNICO
A CRIAÇÃO
OS DEZ MANDAMENTOSOR

Nenhum comentário: