segunda-feira, 16 de junho de 2008

Façam tudo o que Ele mandar"

PERGUNTAS QUE O DIZIMISTA FAZ
Com certeza você tem muitas indagações a fazer, todos têm. Vamos citar as perguntas mais comuns que ouvimos em todas as comunidades, pelo Brasil, onde vamos motivar a Pastoral do Dízimo. Como você mesmo vai perceber; todas as perguntas são frutos de duas coisas básicas: falta de freqüência à Igreja e principalmente falta de leitura da Bíblia. Também vamos citar as respostas que sempre damos.
1º - Ganho muito pouco, vivo com sacrifício, tenho que ser Dizimista?
R.: Não se define o Dízimo de alguém pelo tamanho de sua renda mensal, fosse assim; o Dízimo dos ricos seria o maior. Dízimo é conseqüência de Evangelização, é fruto da consciência de cada um. Quanto maior o sacrifício, maiores serão as graças de Deus. A viúva só deu uma moeda, mas agradou a Deus, porque deu tudo o que tinha.
2º - Tenho que dar o Dízimo de um ganho extra?
R.: Temos que devolver a Deus, parte de tudo o que recebemos como fruto de nosso trabalho. Se produzimos, é por vontade de Deus e sua parte vem junto com a nossa. O Dízimo de todos, será utilizado nos trabalhos que visam tornar Deus conhecido por mais pessoas. Quando isto fica claro, passamos a levar nosso Dízimo com mais alegria e agradecidos por nos sentir mais úteis.
3º - Todos na casa devem ser Dizimistas?
R.: Sim, todos os que receberam uma recompensa por qualquer trabalho. Até criança que recebe a mesada, deve ser educada a devolver a parte de Deus. Isto é Evangelizar.
4º - O Dizimista tem que pagar taxa na Igreja?
R.: Onde há um Dízimo bem organizado e motivado constantemente, não é necessário cobrar taxa alguma. Mas ninguém deve ser Dizimista só para não pagar taxas, temos que ser Dizimistas por tudo o que Deus já nos deu, não com o desejo de receber outros benefícios. Ele mesmo promete que encherá de bênçãos todo aquele que der o Dízimo corretamente (Mal 3, 6-12).
5º - Não quero ser Dizimista, não preciso da Igreja!
R.: Com esta pessoa não devemos falar nada sobre Dízimo, é uma pedra bruta que primeiro deve ser lapidada. O que ela precisa é ser evangelizada urgentemente. Talvez freqüentar o catecismo para adultos. É mais provável que ela não conheça os valores do catolicismo. Se souber o quanto é bom ser Católico, muda de idéia com certeza.
6º - Por que ser Dizimista se a Igreja faz festa para arranjar dinheiro?
R.: A Igreja faz festa, para pagar as contas que o Dízimo de todos deveria pagar. Mas não podemos dispensar as festas, não por causa do dinheiro, mas sim porque a festa é momento de confraternização, congraçamento, fazer novos e rever velhos amigos. Festa é festa, não dá para ficar sem ela. Só não podemos depender da festa para pagar as despesas da Igreja. Sempre que formos divulgar a festa, é preciso dizer que não é para arrumar dinheiro para a Evangelização, porque isto é tarefa do Dízimo de todos.
7º - Qual o castigo de Deus para quem não é Dizimista?
R.: O Dízimo, já dissemos, é uma íntima e profunda relação da pessoa de fé com Deus. Ninguém tem acesso a esta intimidade. Só o pai, e só o Filho conhecem o nível deste relacionamento. Ninguém mais pode julgar. Nosso dever de batizados é orientar o filho para este relacionamento com o Pai. É o que este livro está querendo fazer.
8º - Presto serviços na Igreja, dou esmolas, ajudo os pobres, dou o “Quilo” para os Vicentinos, coloco minha oferta na missa, tenho ainda que ser Dizimista?
R.: Nosso tempo não é Dízimo, é doação. Ser Dizimista é o preceito numero um de toda a pessoa de fé. Também os padres, devem devolver o Dízimo, se recebem salários. Tudo mais que fazemos em favor do reino de Deus, é demonstração a mais de nossa fé. Com certeza Deus que tudo vê, saberá ser generoso com cada um. É só ficar atento, Deus age silenciosamente em nossas vidas. Se deixar de ser Dizimista, porque presto serviços na Igreja, estou cobrando de Deus pelos meus trabalhos. Isto seria injusto.
9º -Tenho que dar 10% de todos os meus rendimentos, até de meus negócios?
R.: O seu Dízimo será sempre, o que definir sua consciência de pessoas de fé. A Bíblia diz que deve ser 10% dos frutos de seu trabalho. Se o seu Dízimo for diferente do que manda a Bíblia, seja justo com sua comunidade e com o próprio Deus, não retendo para si, o que deveria ser utilizado na Evangelização. A decisão é sua, ninguém pode decidir por você. Só Deus sabe o que está em seu pensamento, por isto, antes de definir quanto será seu Dízimo, é bom ter uma conversa com Ele, só Deus pode ser seu conselheiro. O que você levar para a Igreja, leve com alegria e com a consciência de estar sendo justo com o Criados e Dono de tudo e de todos. Lembre-se, a Deus não se engana jamais.
10º -A Igreja não precisa de dinheiro.
R.: Só alguém desprovido de qualquer informação sobre a Igreja, insiste com este argumento falso. Mas ele é muito usado por quem não descobriu ainda a importância de Deus em sua vida. Infelizmente é comum este tipo de desculpa para não ser Dizimista. O que a Igreja tem é patrimônio, que não oferece rendas, só despesas. Você concordaria em vender o terreno onde está construída sua igreja, para pagar as contas que o Dízimo deveria pagar?
Ouvimos muitas outras perguntas sobre o Dízimo. A maioria de pessoas que buscam uma desculpa para não ser Dizimista, côo se pudessem enganar a Deus.
Sabemos que o problema está na falta de uma melhor Evangelização. O cristão que tem contato permanente com a palavra de Deus leva seu Dízimo com alegria, pois está consciente que este é o seu dever. Alegra-nos, no entanto, saber que depois de responder a estas e outras perguntas, a maioria passou a ser Dizimista consciente e até tem nos agradecido por isto. Prova de que o Dízimo é conseqüência de Evangelização.

Nenhum comentário: