quarta-feira, 30 de abril de 2008

: São José, Patrono da Congregação dos Sagrados Corações

Devoção do Servo de Deus (Pe. EUSTÁQUIO VAN LIESHOUT SS.CC) a São José: Sempre floresceu entre as almas santas a devoção a São José, como esposo da Bem-aventurada Virgem Maria e como patrono das almas em sua vida interior. São José, patrono da Igreja, foi também sempre patrono da Congregação dos Sagrados Corações. Mas foi no Brasil que o Servo de Deus manifestou sua devoção a São José em todas as suas atividades apostólicas, especialmente na sua doutrina e prática contra o espiritismo, tão difundido no Brasil. Com esta finalidade fundou uma Associação chamada "Liga anti-espírita", a qual colocou sob a proteção de São José. Mas, o amor do Servo de Deus a São José aparece claramente no fato de que em quase todas as suas cartas fala deste beato esposo da Virgem Maria. Eis aqui algumas de suas expressões: "São José vos guie e vos proteja sempre... São José, guiai-nos. São José, protegei-nos. São José, guiai-nos sempre no caminho de sua santa vontade"37. "São José, protegei-me, guiai-me, livrai-me do mal!".38"São José, eu confio em vós. São José, espero em vós. São José, creio em vós".Escrevendo ao Exmo. Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom José Gaspar de Afonseca e Silva, no dia 24 de junho de 1941, manifesta estar convencido da necessidade de recorrer a este santo pelas necessidades do mundo: "convém também que entre todos os santos recorramos de modo especial a São José, cuja intercessão se revela como potente e infalível em nossos tempos... eu tenho o santo desejo de construir um santuário para este glorioso santo, a fim de que o mundo aprenda que o tempo de penúria chegou, mas a salvação está próxima daqueles que crêem nestas duas pessoas que São José nos está indicando: Jesus e Maria".Esta especial devoção a São José era particular em sua vida, e procurava transmiti-la àqueles que o procuravam para receber uma bênção. Compôs várias orações para o esposo de Maria, com a aprovação eclesiástica, imprimindo-as para a evangelização e devoção do povo. Eis aqui uma delas:"São José, esposo abnegado de Maria, terno pai nutrício do Menino Jesus, protetor e amparo da Sagrada Família, alcançai-me o que tão ardentemente peço para mim e para os meus. Coloco-me inteiramente debaixo de vossa poderosa proteção, ao lado de Jesus e de Maria, que sob vossa proteção fugiram em segurança e voltaram a salvo. São José, se houver em minha conduta algo que desagrade a Jesus ou à sua Mãe, ajudai-me a arrancá-lo, pois só quero ser santo como vós e Jesus e Maria são santos. Quero morar com eles debaixo do mesmo teto e não quero conservar nada que os possa contrariar. Oh, São José, pedi luz para o meu espírito, luz para os meus olhos, coragem para o meu coração, maior temor do pecado. Oh, São José, peço-vos a paz no meio de tantos que se odeiam e se perseguem, paz nos corações, paz nos lares, paz em todos os países... São José, ajudai-me a sofrer, ajudai-me a suportar, ajudai-me a perdoar, ajudai-me a confiar, ajudai-me a salvar. Amém! São José, consolo dos aflitos, rogai por nós! Esperança dos enfermos, rogai por nós! Patrono dos moribundos, rogai por nós!"

Nenhum comentário: