terça-feira, 29 de abril de 2008

Nossas Imagens e Símbolos
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Muitos nomes me têm sido dados. Fui chamada a "Virgem da Paixão". "a Madona de ouro", "a Mãe dos Missionários redentoristas", "a Mãe dos lares católicos".O nome que eu mesma escolhi é "Mãe do Perpétuo Socorro". Este é também o nome pelo qual o Papa Pio IX pediu aos Missionários redentoristas que me fizessem conhecida. Minha história é a história de como o Céu orienta os acontecimentos humanos para os desígnios divinos. É uma história que parece complicada e aventureira, mas, vista 'do alto', é uma linha simples, reta, traçada através da história humana. Eacute; a história de um artista desconhecido, um ladrão arrependido, uma menina curiosa, uma igreja abandonada, um religioso idoso e um Papa.E acima de tudo, é a história da minha presença na vida apostólica dos Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor.



O Escudo da Congregação do Santíssimo Redentor e significado
"O selo da Congregação consta de uma cruz, com a lança e a esponja colocadas sobre três montes; aos lados da cruz os monogramas dos nomes de Jesus e de Maria; sobre a cruz, um olho emitindo raios; no alto, uma coroa. Em torno do selo a inscrição: “Copiosa Apud Eum Redemptio” (cf. Salmo 129,7)"




Em toda a pastoral é mister ressaltar, como S. Afonso, a centralidade de Cristo como mistério da misericórdia do Pai. Os Redentoristas não devem se cansar nunca de anunciar a copiosa redemptio, quer dizer, o amor infinito com que Deus em Cristo se inclina para a humanidade, começando sempre pelos que têm mais necessidade de ser curados e libertados, por estarem mais marcados pelas conseqüências nefastas do pecado.Como se vê, o escudo da Congregação, e especialmente a divisa Copiosa apud eum Redemptio, adquiriram hoje uma importância maior do que no passado, ao serem considerados como uma expressão muito acertada da identidade e da missão da Congregação do Santíssimo Redentor.

Nenhum comentário: